Projeções Positivas: Comércio espera Natal 8% melhor em 2023

O final do ano promete ser o ápice das vendas para o comércio, impulsionado pelo 13º salário e um forte apelo emocional associado à temporada festiva. O Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região (Sincovat) prevê um Natal 8% mais próspero em comparação ao mesmo período de 2022.

As estimativas otimistas fundamentam-se na redução da taxa de desemprego e no aumento de empregos formais, ampliando a base de consumidores. O presidente do Sincovat e vice-presidente da Fecomércio SP, Dan Guinsburg, destaca o cenário positivo, citando um recorde histórico de 6,9% de crescimento no primeiro semestre e a expectativa de um segundo semestre ainda mais promissor.

No que diz respeito aos preços, o segmento de alimentação e bebidas tem desempenhado um papel crucial na desaceleração da inflação, com uma variação de apenas 0,36% nos últimos 12 meses. Itens essenciais, como carnes, apresentaram uma forte deflação de -12,03%.

Quanto aos preparativos para a ceia de Natal, alguns produtos apresentaram aumento de preços, como tomate (46,36%), cenoura (26,81%), pimentão (18,11%), azeite de oliva (17,56%), ovo de galinha e arroz, ambos com aumento de pouco mais de 15% em relação ao ano anterior. Por outro lado, o óleo de soja (-33,50%), a cebola (-17,26%), costela e contrafilé (queda de cerca de 14,7%) e frango em pedaços (-10,59%) estão mais acessíveis.

Quanto aos presentes, itens de alto valor agregado, como televisores e computadores pessoais, apresentam redução de preços. Opções que se destacam por não terem subido tanto quanto a inflação incluem relógios de pulso, bicicletas, brinquedos e peças de vestuário, como bermudas masculinas e blusas.

No entanto, itens relacionados a vestuário, calçados e acessórios, geralmente preferidos como presentes, tiveram leves aumentos acima da inflação. Exemplos incluem camisas/camisetas masculinas (7,48%), joias (6,68%) e sapatos femininos (7,18%). Completando a lista, itens desejados e mais caros em comparação a 2022 incluem perfumes (13,74%), livros não-didáticos (12,91%) e sapatos masculinos (12,58%). O cenário diversificado destaca a importância de considerar as opções e preços ao realizar as compras de Natal neste ano.

Aeroporto de São José dos Campos (SJK) recebe Antonov AN-12 e Boeing 767 da Air Canada em operação especial de carga

Carlinhos Brow durante apresentação em Campos do Jordão - SP

Carlinhos Brown é nomeado embaixador do turismo brasileiro pela Embratur