Campos do Jordão, uma das cidades mais encantadoras e turísticas do Brasil, está se preparando para celebrar seus 150 anos com um projeto inovador. O “Campos do Jordão 150 anos +15” visa entre muitas outras iniciativas, revitalizar o quarteirão inicial da cidade, que se estende desde a Praça Dr. Sylvio da Costa Rios até a histórica parada Fracalanza. Esse trecho é considerado pelos idealizadores do projeto, a “entrada da cidade” por receber tanto os visitantes que chegam pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro quanto aqueles que acessam Campos do Jordão através da Rodovia Monteiro Lobato.
O projeto ambicioso contempla diversas ações, incluindo a readequação de símbolos institucionais, a recuperação das encostas, a reordenação do trânsito e ajustes paisagísticos. O objetivo é transformar essa área em um espaço mais convidativo e acolhedor, proporcionando uma experiência positiva aos moradores e turistas que chegam à cidade.
Um museu contando a história do povo de Campos do Jordão
Uma das iniciativas mais notáveis do projeto é a criação de um museu a céu aberto. Este museu contará a fascinante epopeia vivida pelos jordanenses desde a chegada dos pioneiros até os dias atuais. A ideia é oferecer aos visitantes uma oportunidade única de conhecer a história, a cultura e as tradições que moldaram a identidade dessa cidade tão especial.
Além do museu, o projeto também inclui a construção de um Monumento em memória aos 150 anos de Campos do Jordão. Essa obra será um marco histórico que celebrará a rica trajetória da cidade e homenageará aqueles que contribuíram para o seu desenvolvimento ao longo dos anos.
“Campos do Jordão 150 anos +15” é uma iniciativa de um grupo de empresários que se uniram para não apenas revitalizar o espaço urbano, mas também preservar e compartilhar a rica herança cultural e histórica dessa cidade única, marcando de forma indelével o sesquicentenário de fundação da cidade.