Campos do Jordão acaba de ganhar um merecido presente em reconhecimento de sua história e que irá marcar a celebração dos 150 anos do município. Um grupo de empresários capitaneado por Walter Vasconcellos (Parque Amantikir), Alexandre Gonçalves da Silva (A.G. Ambiental) e Wagner Rosa (Agência Wagalume) deu início a iniciativa “Campos do Jordão 150 anos + 15” que visa marcar de forma indelével o sesquicentenário de fundação da cidade.
O plano inclui diversas campanhas, eventos e festividades, principalmente ao longo do ano de 2024. Entre os diversos objetivos, busca a retomada do sentimento de pertencimento do Jordanense com a cidade, melhorando o engajamento também entre visitantes, em prol do bem-estar coletivo.
O “Caminho de Campos”
Um dos focos do projeto, é o “Caminho de Campos” o quarteirão inicial de Campos do Jordão, entre a Praça Dr. Sylvio da Costa Rios e a histórica parada Fracalanza que, será revitalizado e segundo os idealizadores, representa a real “entrada da cidade”, já que acolhe tanto os visitantes que vem da SP 123, quanto aqueles que chegam a partir da SP-50. Essa ação prevê a readequação de símbolos institucionais, a recuperação de encostas, a reordenação do trânsito, ajustes paisagísticos, entre outros.
O projeto também prevê a implantação de um museu a céu aberto contando a epopeia empreendida pelos Jordanenses desde a chegada dos pioneiros até os dias atuais. Além do museu, também está prevista a construção, no mesmo local, de um Monumento em memória aos 150 anos da cidade mais alta do Brasil.
Apresentado no dia 05 de setembro de 2023 para as lideranças da sociedade civil da estância, a ideia foi abraçada pela ACE (Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão) que fará a gestão administrativa e prestação de contas. Também são correalizadores a Prefeitura Municipal e da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Para fazer frente aos desafios de implantação, empresários locais e turistas que possuem residência estão se comprometendo a fazer uma contribuição em dinheiro, que será usado para custear as despesas inerentes ao projeto. Até o lançamento, já havia mais de 90 empresários e visitantes comprometidos com a proposta.
Conhecedores da realidade local, os “padrinhos” do projeto preveem que, para alcançar seus objetivos, deverá haver o envolvimento de toda a comunidade, rompendo as barreiras entre turistas, empresários e cidadãos. Para isso, estão planejadas diversas “consultas públicas” a serem realizadas na Câmara Municipal, onde as sugestões serão apresentadas e discutidas abertamente pela comunidade Jordanense.
Ambicioso, o projeto pretende lançar luzes sobre nossa história e propor reflexões sobre os rumos da cidade pelos próximos 15 anos, envolvendo os jovens para que possam tornar-se protagonistas e ajudar a construir o futuro hoje.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (12) 9 8885 0150 ou pelo e-mail [email protected]. Em breve serão disponibilizados o Instagram e site do projeto.