Os cavalos do Centro de Turismo Equestre de Campos do Jordão estão recebendo “chips” de identificação animal. Os trabalhos foram iniciados nos dias 09 e 10 de janeiro, com a ida de técnicos da Prefeitura ao Centro de Turismo Equestre para realizar a avaliação dos animais que ficam ali locados, averiguando o estado de saúde e fazendo a resenha de cada um dos animais.
Após a conclusão desta primeira etapa, a partir dos dias 19 e 20 de janeiro foi dada a continuidade da ação, com a aplicação dos “chips”, que foram adquiridos atendendo ao pedido da Vereadora Lilian da Matta feito ao Prefeito Marcelo Padovan. Nesses dois dias, foram “microchipados” 44 equinos e, a intenção da Prefeitura de Campos do Jordão é estender o controle para todos os animais de aluguel do município.
Entre as vantagens da “microchipagem”, a facilidade de identificação do animal, contagem facilitada e a responsabilização do proprietário em caso de abandono se destacam.
Para implantação do Microchip é utilizada uma seringa especial, parecida com as de vacina. O especialista introduz a cápsula na altura da nuca do animal (local de fácil leitura) e o empurra através da pele com o injetor.