Confira 4 dicas para uma viagem responsável e segura com a reabertura do turismo

A pandemia transformou profundamente a forma de viajar no mundo todo, e essas mudanças deverão continuar a ser percebidas em 2021. Aspectos de limpeza e higienização passaram a ter ainda mais relevância na decisão dos viajantes em relação à estadia. Locais com menor fluxo de pessoas, como casas de campo e em cidades menores, longe de multidões ou alta rotatividade, ganharam a preferência dos hóspedes. E a maior presença do trabalho remoto e da educação à distância contribuem para deixar menos clara a divisão entre trabalhar e viajar a lazer.

No Brasil, o Airbnb tem percebido, desde maio, um aumento da procura por casas de campo e em cidades menores de praia, a até 300 km dos centros urbanos, para ir de carro com a família, sem abrir mão do isolamento. De acordo com levantamento da plataforma, entre os destinos mais buscados no Brasil para dezembro de 2020 e janeiro de 2021, estão Ubatuba, São Sebastião, Riviera de São Lourenço, Cabo Frio, Campos do Jordão, Ipojuca, Angra dos Reis, Petrópolis, Ibiúna e Sorocaba.

Nesse contexto, o Airbnb traz algumas dicas para viagens responsáveis e seguras.

Destinos fora do roteiro tradicional

Com a retomada gradual das viagens de lazer, de acordo com as recomendações dos governos e autoridades de saúde locais, as pessoas estão cada vez mais interessadas em viagens curtas com a família, especialmente de carro. Muitas vezes, são hóspedes em busca de um refúgio fora da cidade grande, mais perto da natureza, e, ao mesmo tempo, com boa infraestrutura (como conexão à internet, etc), para conciliar férias com a família e trabalho em home-office.

Locais longe de multidões ou de alta rotatividade, e muitas vezes fora do roteiro turístico tradicional, têm ganhado a preferência dos viajantes, inclusive para o fim de ano. Se você vai viajar, seja via Airbnb ou não, sempre pesquise sobre seu destino com antecedência e verifique nos sites dos governos locais eventuais avisos de viagem, requisitos especiais ou recomendações para turistas.

Fique atento a aspectos de higienização e segurança

Aspectos de limpeza ganharam uma relevância ainda maior para os hóspedes, e estabelecer novos padrões de higienização é fundamental. Em outubro, o Airbnb lançou orientações e boas práticas para hóspedes, disponíveis no site e com as quais eles devem se comprometer no momento da reserva. As recomendações incluem uso de máscaras e prática de distanciamento social por anfitriões e hóspedes ao interagirem.

Além disso, desde junho, está em vigor o Protocolo Avançado de Higienização do Airbnb para os anfitriões, desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e especialistas internacionais. O Protocolo inclui especificações sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e um selo para as acomodações, e passou a ser solicitado a todos os anfitriões. E, em agosto, a plataforma reduziu a 16 o número máximo permitido de pessoas por acomodação, para evitar aglomerações e contribuir para estadias responsáveis.

Use filtros para encontrar o que procura

Para facilitar as pesquisas por acomodações nos chamados destinos ‘hiperlocais’, o Airbnb atualizou a plataforma para mostrar as alternativas próximas às pessoas, em localidades, muitas vezes, fora do roteiro mais óbvio.

Além disso, a plataforma oferece uma série de filtros para que o hóspede consiga localizar com rapidez e assertividade a acomodação ideal. É possível selecionar de acordo com a localização desejada, bem como filtrar por faixa de preço, tipo de imóvel, como casas, cabanas particulares, casas de campo, bangalô, etc), capacidade de hóspedes, instalações, comodidades, regras da casa, entre outros.

Sempre se comunique e pague pela plataforma

A plataforma do Airbnb permite que anfitriões e hóspedes conversem por mensagens no próprio sistema, em todas as fases do planejamento da estadia. Desde a escolha da acomodação, passando pelo momento da reserva, pela estadia em si e pelo check-out. Esse processo é importante para que tanto hóspedes quanto anfitriões possam tirar eventuais dúvidas, como sobre as regras da casa, horários de chegada e saída, etc.

 

Antes de reservar, tire todas as suas dúvidas com os anfitriões, para que encontre exatamente o que procura. A recomendação é que as conversas sempre ocorram na plataforma, que é um ambiente seguro, não fora dela.Helvecia 275 - Kitnets Campos do Jordão

Largadas para morrer! Platanus de Campos do Jordão seguem abandonados

De labirinto gigante a picnic cervejeiro. 5 experiências para fazer com sua mãe em Campos do Jordão.