A partir desta segunda-feira (23), os residentes de 19 cidades do Vale do Paraíba sentirão o impacto do reajuste de 7,12% na conta de luz. A medida afetará os municípios atendidos pela concessionária de energia EDP.
O aumento, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na semana passada, reflete principalmente os custos associados ao transporte de energia elétrica, encargos setoriais e a retirada de componentes financeiros anteriores.
A Aneel esclarece que o reajuste faz parte da Revisão Tarifária Periódica (RTP), realizada a cada quatro anos e influenciada pelo custo eficiente da distribuição, metas de qualidade e redução de perdas de energia.
Confira os novos índices para os consumidores:
– Baixa tensão (residências e pequenos comércios): 7,12%
– Alta tensão (consumidores industriais e grandes comércios): 6,28%
– Efeito médio para o consumidor: 6,83%
A EDP atende cerca de 1 milhão de clientes na região. As cidades atendidas pela concessionária incluem Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Potim, Roseira, Santa Branca, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Tremembé.