Os cuidados com os pés são essenciais para as pessoas com diabetes, pois elas estão mais suscetíveis a problemas nos pés devido à neuropatia diabética e à má circulação sanguínea que podem causar a perda de sensibilidade nos pés, tornando mais difícil para as pessoas perceberem lesões ou infecções. Além disso, a má circulação sanguínea pode levar à cicatrização lenta de feridas, o que pode resultar em complicações graves
Por isso, é importante que as pessoas com diabetes prestem atenção especial aos cuidados com os pés. “Um podólogo pode desempenhar um papel fundamental nesse processo” diz Dr. Delmo João Montesi que completa “O tratamento multidisciplinar é decisivo nos cuidados com o pé diabético “.
Os podólogos são profissionais especializados em cuidar dos pés, e podem ajudar os pacientes com diabetes a manter a saúde dos seus pés. Eles podem orientar os pacientes sobre os cuidados básicos que devem ser tomados, como manter os pés limpos e secos, usar calçados confortáveis e adequados, verificar os pés regularmente em busca de lesões ou infecções, evitar o uso de objetos pontiagudos que possam causar feridas, evitar também o uso de secadores de cabelo para secar os pés, eles podem queimar os pés e o paciente não perceber, o que pode levar uma úlcera.
Além disso, os podólogos também podem ajudar no tratamento de lesões nos pés e prevenir complicações mais graves como amputações. Eles podem avaliar as feridas e lesões nos pés, prescrever curativos apropriados e realizar procedimentos para melhorar a circulação sanguínea.
Para as pessoas com diabetes, os cuidados com os pés devem fazer parte da rotina diária. Consultar um podólogo regularmente pode ser uma ótima maneira de garantir que os pés estejam sempre saudáveis e em boas condições.

Serviço:
Marta Melo – Podóloga – Instituto Vallejo
Avenida Januário Miraglia, 2838 – Jaguaribe
Campos do Jordão – SP
(12) 99657-7052 (Whatsapp)