Embraer divulga imagens do protótipo do ‘Carro Voador’: Primeiras imagens dos eVTOLs fabricados em Taubaté

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, surpreendeu o público na manhã de quarta-feira (8) ao divulgar as primeiras imagens dos protótipos dos eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical), popularmente conhecidos como “carros voadores”. Fabricados no Brasil, na fábrica de Taubaté, os eVTOLs prometem revolucionar a mobilidade urbana e a aviação.

O vídeo teaser divulgado pela empresa em seus canais de mídia social revela um modelo preto e verde, ainda sem muitos detalhes visíveis. No entanto, a expectativa é alta para a entrada dessas aeronaves em operação até o final de 2026.

O anúncio despertou a curiosidade dos entusiastas de novas tecnologias. Os eVTOLs, além de serem elétricos e, portanto, não emitirem CO2, prometem ser mais silenciosos e econômicos para operar em comparação com helicópteros tradicionais, além de oferecerem teoricamente um nível de segurança superior.

Durante o evento realizado no Reino Unido, a “Farnborough Airshow”, a Embraer, em parceria com a Eve, revelou o primeiro mock-up da cabine do eVTOL. A Eve também compartilhou a mais recente configuração do veículo como parte da fase atual de design.

“Este mock-up materializa de forma brilhante o conceito de cabine que cocriamos com potenciais usuários há anos. Recentemente, recebemos pareceres de nosso conselho consultivo e agora poderemos mostrá-lo a outros públicos de interesse no Farnborough Airshow. Nossas soluções foram pensadas considerando necessidades essenciais do mercado, como acessibilidade, segurança, sustentabilidade e preço da passagem. É sempre gratificante quando alcançamos essa etapa do programa”, disse Flavia Ciaccia, Vice-Presidente de Experiência do Usuário da Eve.

O funcionamento dos eVTOLs é baseado em oito rotores fixados ao redor da asa, proporcionando capacidade de decolagem e pouso verticais, segurança e confiabilidade em um design simples e intuitivo de elevação e cruzeiro (Lift plus Cruise, em inglês).

A empresa projeta que mais de 200 veículos estejam operando até 2035, realizando viagens com distâncias entre 16 e 48 quilômetros, com duração de 7 a 17 minutos. Cada viagem será capaz de acomodar 4 passageiros e um piloto.

Essa divulgação das primeiras imagens dos eVTOLs marca um passo significativo rumo ao futuro da mobilidade urbana e da aviação, prometendo transformar a forma como nos deslocamos dentro das cidades e entre elas.

 

Agenda de eventos: Campos do Jordão vai celebrar o Dia das Mães com programação especial e expectativa de 40 mil turistas

Violência na tragédia: Governo do RS toma providências diante de atos de violência em meio à tragédia