Estado quer impulsionar turismo na RMVale e aposta em ‘marca própria’

Santo Antonio do Pinhal foi a primeira parada do Secretário Vinícius Lummertz

Segundo reportagem do Jornal O Vale, o secretário de Turismo de estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, fez um tour pela Serra da Mantiqueira e Vale Histórico para uma série de encontros, onde o principal objetivo é tentar ampliar o potencial turístico da região.

Primeiro, na terça-feira (26), passou o dia em Santo Antônio do Pinhal. Depois, na quarta, esteve em Guaratinguetá, onde participou do Programa Turismo SP em Ação, que visa mapear os potenciais turísticos de diversas regiões da RMVale.

Em Santo Antônio, a visita foi para a criação de um ‘place branding’, uma espécie de marca registrada da região da Serra da Mantiqueira, que envolve também as cidades de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Monteiro Lobato.

“É importante ter essa marca registrada. O mundo inteiro faz isso. A Bavária tem isso, a Itália tem isso”, disse o secretário em entrevista exclusiva por telefone ao jornal.

Segundo Lummertz, a ideia é proporcionar a estruturação do turismo regional e gerar empregos na região. “Em 2022, em todo o estado de São Paulo, se criou 30 mil empregos no setor de turismo, 6.000 a mais do que em 2019 (antes da pandemia da Covid-19)”, disse.

Infraestrutura da região é diferencial

O secretário de Turismo de São Paulo disse ainda que o estado conta com boa infraestrutura de estradas e rodovias, com mais investimentos até do que o governo federal. Assim, segundo ele, facilita também a estruturação do setor de turismo.

“Queremos fazer mais pelo turismo, pela gastronomia e cultura da região. Até mesmo da indústria, pois pequenas e médias empresas também se beneficiam do setor de turismo”, disse o secretário.

Lummertz ainda disse que, nos encontros em Santo Antônio e Guaratinguetá, foi possível ouvir também sugestões de muita gente da região, com novas ideias de como impulsionar o turismo.

Por exemplo, a região do Vale Histórico tem 19 cidades com potencial turístico: Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Piquete, Potim, Roseira, Tremembé, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro, Silveiras e Arapeí.

“Temos no Vale do Paraíba um conjunto de atrações. Na Serra da Mantiqueira, temos a natureza e também a arquitetura. No Vale Histórico também temos grande potencial de turismo religioso”, ressalta o secretário.

Depois, Lummertz ainda disse que o trabalho é complexo e longo e que muitas parcerias devem ser feitas. “Toda essa estrutura também vai beneficiar os moradores da cidade e da região”, afirmou.

Campos do Jordão conta com central de atendimento para problemas com Iluminação Pública

Agosto Lilás promove conscientização pelo fim da violência contra a mulher