Eudóxia de Barros, a grande dama do piano brasileiro volta a se apresentar em Campos do Jordão

O Toriba, o hotel mais musical de Campos do Jordão, tem no sábado 10 de Novembro as 19 horas, um recital dos mais especiais. Quem volta a se apresentar no Steinway da Sala da Lareira é Eudóxia de Barros, a grande dama do piano brasileiro.


A pianista faz um apresentação com repertório variado, que começa com peças emblemáticas de compositores como Mozart, Liszt e Rachmaninoff e tem na segunda parte uma pequena coleção de peças de compositores brasileiros. Para encerrar o recital, Eudóxia de Barros toca a célebre “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, obra para piano escrita no Rio de Janeiro em 1869 pelo compositor americano Louis Gottschalk.

 

DEFENSORA DA NOSSA MÚSICA – Eudóxia de Barros é verdadeiramente uma lenda da música erudita brasileira. Dona de extenso e premiado currículo, tem mais de sessenta anos de carreira e mais de três dezenas de discos gravados. Conjuga o domínio do instrumento do ponto de vista técnico com uma concepção estética da interpretação pianística que se identifica perfeitamente com a música brasileira.

 

Grande defensora da nossa música, Eudóxia de Barros é reconhecida pela divulgação de autores nacionais, e por levar a música erudita brasileira aos mais diversos pontos do Brasil. É membro da Academia Brasileira de Música (desde 1989) e presidente do Centro de Música Brasileira, entidade criada em 1984 que se ocupa da defesa e difusão da música erudita brasileira.

 

Eudóxia de Barros tem quase uma centena de obras dedicadas a ela por alguns de nossos mais importantes compositores eruditos. Foi a primeira intérprete a executar no Brasil o “Concerto nº 1” de Heitor Villa-Lobos, isso quando tinha apenas 16 anos. Um dos compositores a quem mais se dedicou foi Ernesto Nazareth, tornando-se uma de suas principais intérpretes e referência obrigatória quando o assunto é este compositor carioca – não por acaso, neste novo recital que faz no Toriba ela volta a incluir no programa uma obra de Nazareth

 

O PROGRAMA

Mozart – Fantasia em ré menor e Marcha Turca (3° movimento da Sonata K331)

Ernesto Lecuona – Damisela Encantadora

Rachmaninoff – Prelúdio op. 23 nº 5

Liszt – Rapsódia nº 6

Osvaldo  Lacerda – Estudos nº 4 e nº 6

Camargo  Guarnieri – Ponteios nº 45 e nº 49 e Dança Selvagem

Ernesto Nazareth – Sarambeque

Zequinha de Abreu – Alma em delírio e Sururú na cidade

Gottschalk – Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro

SERVIÇO – As apresentações do programa Toriba Musical são gratuitas para hóspedes do hotel e para clientes do Terraço Panorama, do Bar Vindima e dos restaurante Pennacchi e Toribinha Bar & Fondue.

 

O Hotel Toriba fica na Avenida Ernesto Diederichsen 2962, Campos do Jordão, SP. Na web,www.toriba.com.br

 

Informações e reservas pelos telefones 0800-178179 e (12) 3668-5000.

This post will expire on Sunday November 11th, 2018 – 9:08pm.

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet

Festival da Viola

Festival da viola de Campos do Jordão acontece neste fim de semana

Meninas Cantoras de Campos do Jordão farão abertura do ENCANTA 2018