Inaugurada a “Casa de Santos Dumont” em São José dos Campos

Réplica da residência original, onde Alberto Santos Dumont residiu em Petrópolis (RJ) entre 1918 e 1932, foi revitalizada

A tarde da última quarta-feira (22) marcou a abertura da “Encantada – Casa de Santos Dumont” pela Prefeitura de São José dos Campos. Situada no Parque Santos Dumont, no coração da cidade, essa réplica da residência original, onde Alberto Santos Dumont residiu em Petrópolis (RJ) entre 1918 e 1932, foi revitalizada para proporcionar aos visitantes uma envolvente e educativa imersão na história.

O evento oficial contou com a presença de convidados, autoridades e representantes de escolas municipais, celebrando a reabertura desse importante espaço cultural.

A “Encantada” passou por um meticuloso processo de revitalização e pintura, assegurando a preservação do patrimônio histórico e cultural. Desde a fachada até o telhado, cada detalhe da Casa de Santos Dumont foi cuidadosamente trabalhado.

Essa réplica, repleta de objetos, atrações interativas e exposições que revelam a personalidade de Dumont, estará aberta para visitação de estudantes da cidade e do público em geral. Um convite para explorar as grandiosas descobertas desse notável inventor que continuam a inspirar gerações.

Conhecida como a Cidade da Aviação, São José dos Campos recebe a réplica “A Encantada” dentro do parque dedicado ao pai da aviação. A obra, realizada entre 2006 e 2012 pela ABCAer (Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial) em parceria com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e a Petrobrás, foi recentemente revitalizada pela Prefeitura.

A Casa Santos Dumont oferece um acervo rico, incluindo o famoso chapéu Panamá, livros, cartas, fotografias e mobiliário, muitos deles projetados pelo próprio Santos Dumont. O pequeno chalé, em estilo alpino, reflete a personalidade inventiva de Alberto Santos Dumont.

No seu interior, réplicas das invenções originais, como o chuveiro no quarto de dormir e a escada de entrada com degraus em forma de raquetes, proporcionam uma experiência única e interativa aos visitantes.

Além de homenagear Santos Dumont, a Casa retrata de maneira lúdica, acessível e informativa figuras importantes da história da aeronáutica brasileira, como Casimiro Montenegro Filho, criador do ITA e do DCTA, e Ozires Silva, presidente e cofundador da Embraer.

O “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont, nasceu há 150 anos no sítio Cabangu, na cidade de Palmira (MG), e sua história é preservada na Encantada, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, com visitas monitoradas e entrada gratuita. O endereço é Parque Santos Dumont, R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 1000 – Vila Adyana.

Meio Ambiente de Pinda é exemplo para cidades da região

Definidas datas dos desfiles de natal da ‘Maria Fumaça” em Campos do Jordão