A ampliação da onda de calor no Brasil alcança agora a parte central do país, resultando em dois novos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O nível de perigo foi elevado nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, afetando estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, além do Distrito Federal. Partes do Paraná, Espírito Santo, sul do Tocantins, sul do Pará e sul do Amazonas também estão em alerta de perigo devido às altas temperaturas.
Persistência do fenômeno desencadeia alterações nos alertas
Os recentes alertas meteorológicos indicam um estágio de grande perigo, e a intensificação está relacionada à persistência da onda de calor. O fenômeno, previsto para se estender pelo menos até a próxima quarta-feira (15), destaca-se pela duração consecutiva dos dias com temperaturas elevadas. O meteorologista e ex-diretor do Inmet, Francisco de Assis, alerta que as temperaturas começarão a subir neste fim de semana, especialmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Expectativa de recordes de temperatura na próxima semana
Com a onda de calor ganhando força, a previsão é que algumas capitais brasileiras alcancem temperaturas recordes a partir deste fim de semana. Os alertas do Inmet destacam termômetros registrando pelo menos 5ºC acima da média. Entre as dez capitais mais impactadas, sete devem marcar as temperaturas mais elevadas do ano: Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo, Vitória, Brasília e Curitiba.
Leia também 👉 Onda de Calor: Cuidados necessários e impactos na saúde da sua família