Palestra “Anjos da Guarda” orienta alunos sobre respeito, cidadania e segurança na internet

Atividade realizada na escola abordou temas como convivência no ambiente escolar, bullying, respeito aos professores e os perigos das redes sociais.

Alunos do Objetivo de Campos do Jordão participaram, nesta semana, de uma palestra promovida pelo projeto Anjos da Guarda – Prevenção Primária, com foco na formação cidadã, na convivência escolar e no uso seguro da internet.

A atividade foi ministrada pelo Guarda Civil Municipal Robson Martins Ferreira e por Mateus Gabriel dos Santos Ferreira, que conversaram com os estudantes sobre atitudes importantes para o dia a dia dentro e fora da escola.

Respeito, convivência e cidadania

Durante o encontro, foram abordados temas ligados ao comportamento dos alunos no ambiente escolar, como respeito, conduta adequada, cidadania e valorização do professor.

A palestra também tratou do bullying, reforçando a importância da empatia, do diálogo e da responsabilidade nas relações entre colegas. A proposta foi incentivar uma convivência mais saudável, segura e respeitosa dentro da comunidade escolar.

Segurança nas redes sociais

Outro ponto de destaque foi o uso das mídias sociais e os perigos da internet. Os alunos receberam orientações sobre cuidados no ambiente digital, exposição nas redes, responsabilidade nas postagens e riscos presentes no uso inadequado da tecnologia.

A ação teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre escolhas mais seguras e responsáveis, tanto no espaço escolar quanto no mundo virtual.

A frente dos alunos, além de o GCM Robson Martins Ferreira, o diretor da escola Luiz Alberto Nery e a Coordenadora Pedagógica Juliana Rios. Foto: Colegio Objetivo

Segundo a equipe escolar, iniciativas como essa contribuem para a formação integral dos alunos, aproximando temas de cidadania, segurança e convivência da realidade vivida por crianças e adolescentes.

“Hoje, além da segurança, é fundamental que a gente trabalhe também a orientação e a prevenção dentro das escolas. Conversar com os alunos sobre respeito, bullying, cidadania e os perigos da internet é uma forma de ajudar na formação de jovens mais conscientes, responsáveis e preparados para conviver em sociedade”

A iniciativa faz parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido em diversas instituições de ensino de Campos do Jordão, tanto da rede pública quanto da rede privada. O objetivo é ampliar a conscientização de crianças e adolescentes sobre temas relacionados à cidadania, convivência escolar, respeito mútuo e segurança no ambiente digital, fortalecendo ações preventivas dentro das escolas da cidade.

 

Airbnb, casas e chalés: o que a decisão do STJ muda para a hospedagens na Serra da Mantiqueira

Friozinho em Campos do Jordão: o convite perfeito para viver momentos especiais no Danguá