Parque dos Cedros – Campos do Jordão

Parque dos Cedros - Campos do Jordão
Parque dos Cedros - Campos do Jordão

Localizado Abernessia, centro comercial da cidade, o Parque dos Cedros é uma área de lazer que conta com pista de caminhada entre os Cedros, árvores que lhe dão o nome, playground, banco para descanso com mesinhas para lanche ou jogos como damas ou xadrez.

O parque data da década de 1910 e já se chamou Parque São Francisco.

Após uma necessária obra de revitalização, o espaço foi entregue para população em julho de 2015.

O espaço abriga ainda as Sedes do Grupo Escoteiro Oyaguara e da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão.

História do Parque dos Cedros

Segundo José Gonçalves, morador vizinho ao Parque:

“A área pertencia à Geremias Lunardelli, antigo proprietário da atual Chácara Campos do Jordão, hoje de herdeiros de Jayme Watt Longo, vizinha ao Parque. Geremias a transferiu para a Sra. Gessy Loeb. Inicialmente denominado Parque Gessy Loeb, posteriormente Parque dos Cedros e durante um certo período Parque São Francisco, voltando a se chamar Parque dos Cedros. Durante muitos anos foi local de lazer e pratica esportiva, cercada, com brinquedos e espaço para caminhadas. Me lembro muito bem dos monitores, Sr. Toninho Guedes, Dna Antonia, carinhosamente chamada de “Dna Antônia do Parque”, Cristina Rios e o Sr. Jagobo. Por um bom tempo o Parque ficou abandonado à merce de vândalos, ponto de drogas e atos imorais.”

O Abraço da população que mudou o destino do Parque dos Cedros

Abraço ao Parque dos Cedros em 2012 - Foto Tadeu Sales
Abraço ao Parque dos Cedros em 2012 – Foto Tadeu Sales

Foi em 2012, sob liderança dos Escoteiros e com apoio da AMECampos – Assoc. dos Amigos de Campos do Jordão entre outras organizações, escolas e até mesmo órgãos públicos que a população resolveu se manifestar e literalmente abraçou o Parque dos Cedros. A ação chamou atenção da imprensa que repercutiu o caso, o movimento também chamou atenção do Ministério Público que resolveu embargar as obras que aconteciam no Parque, que havia sido literalmente loteado e repartido entre entidades da cidade para que construíssem suas sedes, algumas dessas entidades notadamente não tinham a menor condição de erguer essas construções.

Em 2014 a Câmara dos Vereadores aprovou o projeto de autoria do poder executivo que revogou as cessões de espaço que haviam sido feitas, o que possibilitou à Prefeitura iniciar o processo de revitalização. Após todos tramites legais as obras finalmente tiveram inicio em maio de 2015.

A revitalização foi realizada, com recursos do Governo do Estado de São Paulo, oriundo do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, verba que segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura todas as Estâncias têm garantida pela Constituição Estadual, é uma verba específica para projetos de fomento. O DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, recebe os projetos, avalia a sua viabilidade e formaliza o convênio.

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Câmara Municipal de Campos do Jordão

Concurso da Câmara Municipal de Campos do Jordão sofre alteração nas exigências de alguns cargos

Agora Parque dos Cedros tem iluminação