Pindamonhangaba realiza 2.400 castrações e mais de 450 vacinações antirrábicas em 2022

O Cepatas realizou, em 2022, um total de 2.400 castrações entre cães e gatos, sendo 90% de fêmeas, com o intuito de evitar crias indesejadas e posterior abandono. Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura são microchipados.

Além das castrações foram aplicadas 456 vacinas antirrábicas. A vacinação acontece toda terça e quinta-feira, das 10h às 15h, e iniciou em setembro, após dois anos sem a vacinação devido à pandemia. A partir deste ano, a vacinação não é realizada mais em formato de campanha (uma vez no ano) e sim como vacinação de rotina, diretamente no Cepatas.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Outra ação realizada pelo Cepatas é a viabilização de adoção de cães e gatos. Durante o ano de 2022, 142 animais foram adotados e 14 devolvidos.

Desde agosto, em todo último sábado do mês o Cepatas realiza uma feira de adoção. Deste período até o final do ano, foram realizados três cafés no Cepatas e uma ‘Cãominhada’ no Parque da Cidade.

Além das feiras realizadas pelo Cepatas, os nossos “cepatudos” vão nas feiras realizadas pela Ong Adote e Associação Jaya, em eventos importante como a Expopet no Parque da Cidade e a Flash Tattoo no Shopping Pátio Pinda. Geralmente, no segundo sábado do mês, é realizada feira de adoção no Shopping Pátio Pinda, também com a participação dos cães e gatos do Cepatas.

Em Campos do Jordão, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam cachorro soterrado

Sete feriados prolongados devem movimentar o Turismo nacional em 2023