Prefeitura adota medidas no sistema de saúde devido ao aumento de casos de Covid19 e Síndrome Gripal

Há 15 dias eram apenas 3 casos de covid19, hoje já são a 199 casos ativos em Campos do Jordão

Diante da situação atual vivenciada por vários Estados e municípios do Brasil, em que está ocorrendo elevado número de pessoas com Síndrome Gripal, e também expressivo aumento de casos diagnosticados com Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Campos do Jordão divulgou um comunicado informando que os Postos de Saúde da Família e Pronto Socorro estão com grande aumento de demanda.

O comunicado traz ainda os procedimentos adotados pela Secretária de Saúde para que todos que procurarem o sistema possam ser atendidos, evitando contaminação de pessoas por conta do aumento da demanda de atendimento, evitando ou minimizando fluxo cruzado entre pessoas saudáveis e pessoas contaminadas.

Consultas de rotina agendadas estão suspensas

1 – Todas as consultas de rotina (eletivas) agendadas junto as Unidades de Saúde da Família, estão suspensas, até possibilidade de retomada das demandas agendadas. Entretanto, os casos que necessitem de renovação de receita de medicação de uso controlado, medicações de uso contínuo, e necessidades especiais, a equipe estará a disposição para atender.

Casos de Sindrome Gripal serão atendidos pelas unidades de saúde do bairro

Todos os casos de Síndrome Gripal devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para acolhimento e atendimento; de segunda a sexta-feira das 8h00 as 16h00.

Gestantes terão atendimento exclusivo

Os atendimentos de gestantes serão transferidos para o setor do Centro de Atenção a Mulher, no Complexo Municipal de Saúde, com atendimento exclusivo sem fluxo cruzado com pacientes com síndrome gripal. As unidades de saúde estarão entrando em contato com cada gestante, informando o dia e horário da consulta, para que a gestante se organize para o comparecimento.

Essa medida se faz necessária, visando a proteção da gestante e do bebe, evitando assim a contaminação da gestante a qual é muito sensível ao vírus da Influenza e Covid-19.

Toda gestante com Síndrome Gripal deve se dirigir ao Pronto Socorro Ginecológico, localizado no Complexo de Saúde, o qual funciona 24h para atendimento exclusivo de gestantes, o qual também foi organizado com atendimento separado para gestantes saudáveis, e com síndrome gripal.

O Pronto Socorro Municipal estará a disposição para atendimentos de urgência e emergência.

Medidas de prevenção adotadas durante a pandemia devem ser mantidas e reforçadas

A Secretaria de Saúde de Campos do Jordão, ressaltou ainda no comunicado a necessidade de manter as medidas sanitárias de prevenção a Ccovid19 como lavagem constante das mãos com água e sabão, uso de álcool gel 70%, uso obrigatório de mascaras, evitar aglomerações, e manter a vacinação contra a Covid-19 em dia.

As estratégias serão avaliadas semanalmente pela equipe técnica da Secretaria de Saúde, e as medidas tomadas conforme a evolução do cenário epidemiológico.

Cidade registra 75 novos casos e retorno de internações

O Boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado na tarde desta sexta-feira (7) traz a confirmação de mais 75 casos de Covid-19 registrados no município nas últimas 24 horas.

O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mais uma vez registra não só o aumento expressivo de casos – eram apenas 3 há 15 dias, em 23 de dezembro, chegando hoje a 199 casos ativos – mas também o retorno de internações no Complexo Municipal de Saúde em razão do novo coronavírus.

Os 75 casos desta sexta-feira são 43 mulheres e 32 homens. Dentre os novos casos, um idoso de 93 anos encontra-se internado no Complexo Municipal de Saúde e os demais pacientes cumprem quarentena em isolamento domiciliar.

Com mais estas confirmações, Campos do Jordão registra agora 7.101 pessoas residentes que se contaminaram pela Covid-19 , dos quais 6.749 moradores superaram a doença.

A cidade conta ainda com 187 moradores com suspeita da doença sendo acompanhados em isolamento domiciliar.

O número de moradores que testaram negativo também teve acréscimo nesta sexta-feira. Agora são 24.445 pessoas que tiveram a doença descartada.

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Mova Se Cultural inicia apresentações no sábado

Cidade registra 75 novos casos de Covid19 e retorno de internações