Projeto Direito & Cidadania: Universitários do Vale criam podcast sobre direitos humanos

Estudantes do curso de Direito da Universidade de Taubaté (UNITAU) apresentam, na manhã desta terça-feira (5), o projeto acadêmico “Direito & Cidadania”. Composto por oito cartilhas e oito episódios de podcast, a iniciativa ocorre no Departamento de Ciências Jurídicas, contando com a participação de alunos da rede de ensino do Estado de São Paulo.

No âmbito do projeto, os universitários simplificam o universo jurídico, explorando um tema crucial para a convivência social harmônica: os direitos humanos. Alinhado à missão institucional da Universidade, que prioriza o ensino de qualidade, o estímulo à pesquisa e à extensão, as atividades voltadas para a transformação e o desenvolvimento social foram incorporadas à grade curricular da graduação em Direito no início deste ano. Diante disso, os calouros de 2023 foram incentivados a desenvolver um projeto que tornasse os conhecimentos jurídicos acessíveis à comunidade.

Paralelamente, os estudantes identificaram a necessidade de apoiar os alunos envolvidos na “Comissão de Direitos Humanos” do Departamento e ativos nos grêmios estudantis, fornecendo informações sociais e jurídicas para fortalecer as atividades desses grupos que atendem à comunidade escolar e, por vezes, à comunidade em geral. A Comissão atende estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio em escolas estaduais da região.

O Projeto

Com o objetivo de unir essas duas propostas, os acadêmicos do segundo semestre, com a colaboração dos estudantes do décimo semestre, conceberam o “Direito & Cidadania”. Através de cartilhas e de um podcast com oito episódios, ambos apresentados em uma linguagem simples e acessível, os universitários abordaram o conteúdo e a razão de existir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, exploraram diversas aplicações dos direitos humanos em áreas como educação, relações entre crianças, jovens e idosos, inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD), direitos das mulheres, entre outros temas relevantes.

Polícia pede prisão temporária de jogador do Taubaté

Mansão de Clodovil em Ubatuba: Entre a história e o risco de demolição