Opinião: O cemitério de Campos do Jordão pode ser lindo?

Um amigo me disse uma vez que para se conhecer uma cidade devemos olhar a biblioteca, a igreja e o cemitério. Sabemos de muitas igrejas icônicas pelo mundo todo, quem nunca ouviu falar na Catedral de Notre Dame, o que ela diz sobre Paris? Aqui em Campos do Jordão, temos a Igreja Nossa Senhora da Saúde, lindíssima, bem ali onde nasceu a cidade, na Vila Jaguaribe. Acho que ela reflete uma Campos do Jordão autêntica.

Já bibliotecas são menos referências que temos, mas certamente existem muitas, poderia citar o Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro. Mas eu gostaria de fixar este texto no terceiro item citado pelo meu amigo. Como está o nosso cemitério?

Cemitérios são pontos turísticos famosos em muitas cidades do mundo, por exemplo, voltando ao caso de Paris, tem lá o cemitério Père-Lachaise, lá estão sepultados Jim Morrison, Chopin e até Oscar Wilde! Outro cemitério mundialmente conhecido é o La Recoleta, este aqui mais pertinho em Buenos Aires, na nossa vizinha Argentina, é um dos principais pontos turisticos da cidade e cobra até entrada dos visitantes, que pagam sem reclamar! Mas e o nosso? Como está o cemitério Santa Teresinha? Aliás, você sabia que nosso cemitério chama-se Santa Teresinha?

Ele é lembrado a cada Dia de Finados, mas normalmente esquecido logo na sequência e costuma ficar bem abandonado.

Nós deveríamos cuidar bem do nosso cemitério. Lá estão sepultadas pessoas que fizeram a nossa história. Pessoalmente, tenho lá sepultados meu pai, meus tios, meus avós, entre outros antepassados da minha família. Está lá Januário Miraglia, que dá nome à nossa principal avenida, foi um grande prefeito em Campos do Jordão. Está lá Frei Orestes Girardi, quem estudou na SEA sabe a importância dele para Campos do Jordão. Estão lá Fausi Paulo e Pedro Paulo Filho, figuras proeminentes da comunidade jordanense, entre outras pessoas não menos importantes.

E aí? Campos do Jordão merece de presente um cemitério lindo, podendo se tornar até um ponto turístico como acontece em Buenos Aires, Paris e mais tantas outras cidades?

 

Ricardo M. S. Gonçalves
Fundador do Guiacampos.com e um dos
apaixonados por Campos do Jordão. 

Destination São José dos Campos inaugura “Hospitality Point” no SJK Airport

Atualização: Liberação da Rodovia SP-125 (Oswaldo Cruz)