Trabalho científico feito por profissionais da Saúde de Campos do Jordão fica em 1° lugar em congresso internacional

Enfermeira Cristiane Bueno e o Médico Dr. Carlos Alberto Machado foram os autores do trabalho premiado

Campos do Jordão foi muito bem representado no 12° Congresso Brasileiro Nursings, 3° Congresso Internacional de Saúde Coletiva e de feridas realizado no capital paulista. A cidade ficou em primeiro lugar com o “Projeto de Atendimento Compartilhado”.

A cidade no alto da Mantiqueira representou o Vale do Paraíba no congresso com a apresentação de 03 trabalhos científicos de autoria da Estratégia de Saúde da Família:

1- Implantação de sala de curativos especializados e ostomias;

2- Projeto de Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA);

3- Projeto de atendimento compartilhado entre especialistas e equipe de Estratégia de Saúde da Família.

A premiação do congresso foi destinada aos 5 melhores estudos apresentamos.O projeto vencedor recebeu a premiação de 1.000 reais e a publicação do trabalho completo na Revista Nursing.

Conheça o Projeto vencedor

De autoria da Enfermeira Cristiane Bueno e do Médico Dr. Carlos Alberto Machado, o Projeto de “Atendimento Compartilhado entre Especialistas e Equipe de Saúde da Família”, é um modelo inovador de assistência da Atenção Básica criado para absorver a demanda referenciada para avaliação especializada, tendo em vista a ida do médico especialista e equipe multidisciplinar á Unidade Básica, propondo a educação permanente da equipe, garantindo o vínculo do paciente na unidade de básica, o enfoque do tratamento e continuidade das atividades de promoção, prevenção e assistência à saúde nas Unidades de Saúde da Família.

OBJETIVO:

Ampliar a acessibilidade da população da rede básica de saúde, por meio da oferta de serviços especializados, que possibilitem respostas ágeis e acompanhamento às necessidades de assistência médica e equipe multidisciplinar, visando o compromisso de resolutividade aos usuários, diminuindo as filas de espera para avaliação dos especialistas, mantendo os usuários vinculados á Atenção Básica, com a garantia de educação permanente in loco aos profissionais da rede.

METODOLOGIA:

Para a implantação deste modelo, o qual ocorreu em junho de 2016, a SMS baseou-se na necessidade de saúde do município, levando em conta a demanda de encaminhamento para especialistas levantadas nas Unidades Básicas, com foco na resolutividade dos casos e qualificação continuada da rede. Os médicos e profissionais especialistas comparecem semanal, quinzenal ou mensal ás Unidades de Saúde da Família, onde as equipes agendam de forma eletiva os usuários que necessitam de avaliação especializada ou multiprofissional em conjunto com médico e enfermeiro da unidade. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupos, conforme acordado entre profissionais e demanda. Atualmente contamos com os seguintes profissionais vinculados ao projeto: cardiologista, pediatra, ginecologista, endocrinologista, neuropediatra e homeopata.

RESULTADOS:

A garantia da integridade das ações possibilita um sistema de referência e contra referência eficaz, através dos atendimentos compartilhados com médicos especialistas e equipe multidisciplinar juntamente com médico e equipe assistente da Unidade de Saúde. A diminuição dos encaminhamentos aos especialistas vinculados ao projeto contabiliza entre 30 e 90%, e as metas e indicadores quantitativos e qualitativos aumentaram de forma considerável, incentivando a gestão a investir na proposta.

Campos do Jordão está representada no Epicentro

Conheça a chef portuguesa que cria as delícias francesas da pâtisserie mais charmosa de Campos do Jordão!