O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível de alerta nesta quarta-feira (20) devido ao aumento da intensidade da onda de calor que atinge o Brasil, colocando mais estados sob aviso de “grande perigo” devido às temperaturas acima da média.
Essa onda de calor teve início na segunda-feira (17) e está prevista para atingir o auge no fim de semana, com tendência de continuar afetando regiões do interior na semana seguinte, com marcas previstas chegando a 43°C em algumas localidades.
O alerta mais recente do Inmet é categorizado como “vermelho,” o que significa “grande perigo.” No total, nove estados estão sob esse alerta:
– Minas Gerais (MG)
– Paraná (PR)
– Rio de Janeiro (RJ)
– São Paulo (SP)
– Mato Grosso (MT)
– Pará (PA)
– Goiás (GO)
– Mato Grosso do Sul (MS)
– Tocantins (TO)
Esse alerta permanecerá em vigor até as 18h de domingo. O Inmet emite um alerta vermelho quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de causar danos significativos e acidentes, representando riscos à integridade física e até mesmo à vida humana.”
Antes do alerta vermelho, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja, que significa “perigo,” para sete estados: TO, SP, PR, MT, MS, MG e GO.